Agricultores recebem semente de pastagem

Na quinta-feira e sexta-feira da semana passada a Secretaria de Agricultura de Sul Brasil realizou mais uma ação de incentivo ao gado leiteiro. Foram entregues 56000 quilos de sementes de pastagem de inverno de forma gratuita, esse total foi dividido em 14000 volumes de 40 quilos cada. O roteiro aconteceu em todas as comunidades beneficiando 350 famílias produtoras de leite que geram 64% da arrecadação bruta do município.

Depois do sucesso do II Seminário do Leite que aconteceu no dia 12 de abril a Secretaria de Agricultura municipal promoveu mais uma atividade de incentivo a produção de leite. A distribuição foi realizada de acordo com o movimento econômico de cada propriedade. Atualmente o município possui 4500 cabeças de gado produzindo leite. A produção de chega á 1 milhão e 100 mil litros por mês e a meta é aumentar ainda mais a produção.

O secretário de agricultura, Edimar Bicigo, e também profissional da área, destaca a orientação técnica para o plantio. “As sementes já podem ser plantadas. A orientação é semear de 80 a 100 quilos de semente por hectare, e o ideal é semear junto 200 quilos de adubo químico por hectare ou se for adubo orgânico pode ser até cinco toneladas por hectare.”

Éder Marmit, prefeito de Sul Brasil, falou da importância dessa iniciativa. “Essa distribuição atende todos os agricultores que comprovam renda com a produção de leite, e das 450 famílias que residem no interior do município, 350 produzem leite. Nossa agricultura é forte e nossa família agricultora merece os parabéns e os incentivos para permanecer e prosperar na atividade.” Finaliza o prefeito.