5ª Conferência das Cidades aconteceu em Sul Brasil
A etapa municipal da Conferência das Cidades foi realizada na quarta-feira, dia 15, no Auditório da Prefeitura de Sul Brasil. O evento reuniu 49 pessoas que assistiram palestra, e depois, debateram sobre quatro eixos principais para o perímetro urbano: Saneamento; Transporte e Mobilidade; Habitação; e Política Pública. O objetivo do Ministério das Cidades visa projetar metas e planejar o futuro das cidades brasileiras, depois dessa etapa ocorrerá à conferência a nível estadual, e posteriormente a nível nacional. Entre os participantes do evento estavam alunos, professores, e diretor da E.E.B. Hélio Wassum. Também estiveram presentes os vereadores: Vanderlei Gallina; Rubens Martins; e Marcos Hentz. A comunidade aderiu ao pedido e fez parte do evento.
A 5ª Conferência das Cidades de Sul Brasil iniciou com a explanação do prefeito Éder Marmitt que apresentou a realidade do município em relação aos temas propostos para o evento, destacando: “Nossa cidade está em obras que atendem o Saneamento Básico, e apesar de causar transtorno agora, é uma obra que tem por objetivo a regularização e estruturação dessa infraestrutura. Temos muito para melhorar, a água potável é um exemplo, por isso já tomamos iniciativa em um grande projeto para solucionar esse problema de abastecimento que ocorre na cidade. Ainda existem outra preocupações relacionadas a área urbana, e tomamos providências, quando tornamos urbanos mais dois territórios que estão aptos a receber loteamento. São muitas questões, não menos importantes que estas citadas, que recebem nossa atenção, e nessa tarde vocês poderão dar a opinião sobre o direcionamento que nossa cidade precisa tem, tudo isso pensando em um futuro melhor”, disse o prefeito.
A segunda atividade da tarde foi conduzida pela Engenheira Civil, Adernanda Paula dos Santos, que palestrou sobre fatores técnicos dos temas em questão. A profissional falou sobre: Saneamento Básico – O que é?, Objetivo, Saúde Pública, Procedimentos; Expansão Urbana – O que é?, Realidade de Sul Brasil; Política Pública – O que é? Instrumentos; Tributários e Jurídicos; Mobilidade Urbana – O que é?; e Plano Diretor – O que é?. E segundo o a engenheira civil, Sul Brasil ainda não possui um Plano Diretor, mas será implantado pela atual administração num futuro próximo. Todas as informações prestadas serviram de base para o debate que aconteceu em seguida.
Os participantes da conferência foram divididos em quatro grupos, onde cada grupo debateu um assunto, sendo: Saneamento; Transporte e Mobilidade; Habitação; e Política Pública. As perguntas propostas sugeriram o conhecimento dos participantes sobre o tema, e deram abertura para sugestões de melhoria em cada área.Todas as informações coletadas e apresentação foram levadas em votação e foram aprovadas. O relatório está sendo preenchido e será encaminhado para o Conselho Estadual de Cidades.
O Secretário de Administração e coordenador do evento, João Paulo Gubert, avaliou como positiva a atividade. “Conseguimos alcançar o objetivo que esperávamos. Sempre é importante e indispensável a participação popular nas decisões relacionas ao município a que elas pertencem. A conferência deixou transparente a realidade de Sul Brasil dentro dos temas propostos e é destacável a participação dos jovens em todo o debate feito. Queremos agradecer os membros da sociedade que participaram e opinaram, suas sugestões serão levadas em consideração e encaminhadas para o nível estadual”. Finaliza João Paulo.