Posto de Saúde disponibiliza 425 itens de medicamentos
A Secretaria de Saúde de Sul Brasil se empenha para atender da melhor maneira possível os munícipes. Atualmente o município conta com equipe formada com diversos profissionais de alto nível em sua área de atuação; e a disponibilidade no atendimento é priorizada. São vários fatores que tornam a Saúde de Sul Brasil exemplar, e a nível regional outro destaque é o número de itens de medicamentos disponibilizados.
A prateleira farmacêutica do Posto de Saúde é farta, entre os medicamentos estão: 10 itens de tratamento para asma e renite; 20 itens de antimicrobianos de controle especial; 58 itens para hipertensão; 10 itens para diabetes; 40 itens de remédios controlados; 9 anticoncepcionais; 3 itens de hormônios para menopausa; 26 itens injetáveis; 1 item de fralda geriátrica. ; e a Farmácia Básica possui 150 itens. A Unidade de Saúde ainda conta com 2 itens de medicamentos judiciários, 27 de excepcionais e em torno de 70 itens de medicamentos do uso continuo e tratamentos específicos. O total chega á 425 medicamentos que a população pode usufruir. E o número de medicamentos vai aumentar com a inserção de Sul Brasil no Programa de Controle do Tabagismo.
Para a farmacêutica Daniela Cristina Senhor, é fundamental contar com medicamentos que o paciente precise. A profissional explica que Sul Brasil é da região, um dos municípios mais bem estruturados em farmácia. “Além dos medicamentos básicos, Sul Brasil dispõe de triglicerídeos, colírios, hormônios para menopausa, por exemplo. Essa ampliação do número de itens gera, por finalidade, mais qualidade na Saúde das pessoas” afirma Daniela.
O secretário da pasta, Cleomar Provenci, assegura que a farmácia do Posto de Saúde é um diferencial positivo no desenvolvimento da Saúde em Sul Brasil. “Da baixa à alta complexidade, todo medicamento que o paciente precisar a nossa farmácia procura disponibilizar. O município está bem servido de medicamentos, chegamos a disponibilização elevada, bem acima da média regional”. O secretário ainda afirma que esse número será mantido, e que as mudanças favoráveis serão estudadas e efetuadas para o bem público. “Além de conservarmos nossa farmácia do jeito que está, vamos procurar melhorias em outros departamentos da nossa secretaria. Sempre há um jeito de fazer melhor, é com esse pensamento que agimos em prol do povo de Sul Brasil que merece”. Finaliza o secretário Cleomar.