Viveiro cultiva mudas de eucalipto

A produção de eucalipto representa uma fatia significativa de atividades na área rural de Sul Brasil que planta 120 mil mudas por ano e possuí 116 hectares ocupados com a árvore. O Viveiro Variani possui mudas prontas para o plantio que pode ser feito em qualquer época do ano, mas apropriadamente ocorre nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. O viveiro tem parceria com a Secretaria de Agricultura e garante atender toda demanda do município.

A recomendação quanto ao plantio é nesse momento preparar a área de terra adequadamente para receber as mudas, sem que haja vegetação em excesso e haja controle de insetos. Quanto ao distanciamento, o recomendado é plantar em distância mínima de 3m por 3m, sendo assim irão 1000 mudas por hectare.

A comercialização das mudas já pode ser feita, como garante o proprietário do viveiro Irineu Variani. “Quem tiver interesse deve me procurar aqui no viveiro e depois a gente leva as mudas até a propriedade. Já temos uma quantia grande de mudas que podem ser plantadas, mas a maioria está em fase de crescimento vindo a ficar pronta a partir de agosto”, comenta Variani.

Irineu está há 13 anos na atividade e seu trabalho incansável e amor pela atividade possibilitam que ele produza 250 mil mudas por ano. “Eu sou apaixonado por esse trabalho e faço tudo com gosto. Aqui a gente fica 24h de plantão e se dedica os sete dias da semana, mas eu não me importo, sou feliz trabalhando no viveiro”.

No viveiro, além de eucaliptos, são produzidas mudas de árvores nativas como ipê roxo, cereja, jabuticaba, pitanga, guaviju e outras. Para informações complementares deve ser procurado o viveiro que está localizado próximo ao parque de máquinas de Sul Brasil.