Aulas de judô são realizadas em Sul Brasil
Um dos diferenciais do esporte de Sul Brasil, desde esse ano, é a prática de um esporte que vem ganhando cada vez mais espaço no universo esportivo e sempre mais interessados em ingressar na modalidade. O judô é considerado pelo Comitê Olímpico Internacional o mais completo esporte para promover a amizade e o respeito mútuo e também avaliado pela Unesco o esporte mais adequado para crianças. O diretor de Esportes do município, Juliano Siebel, apresentou a modalidade para Sul Brasil em janeiro desse ano e já são 60 alunos que desenvolvem as aulas nas terças ou quintas-feiras.
O professor Juliano é atleta de judô desde os 4 anos de idade e coleciona prêmios, como:
*Campeão Catarinense em todas as categorias (exceto no adulto)
*2º lugar Catarinense e 3º lugar Catarinense – Categoria Adulto
*3º lugar Catarinense no Jasc
*Atleta da Seleção Brasileira (sub-15)
*3º lugar no Sul-Americano – Categoria sub-15 (1996)
*Convocado para Seleção Brasileira de Judô do Exército Brasileiro
*2º lugar do Joguinhos Abertos de SC – 1998
*3º lugar do Joguinhos Abertos de SC – 1999
*Bi-campeão dos Jogos Militares das Fronteiras em Cascavel – PR (2001-2002)
*Inúmeros títulos regionais e 12 vezes campeão do Jasmo – Jogos Abertos de São Miguel do Oeste
A meta do Departamento Municipal de Esportes é inserir aos poucos os atletas de Sul Brasil em competições e iniciar a partir do próximo ano as ‘colheitas’ dos treinamentos em campeonatos. “O judô é o melhor esporte como formação inicial para as crianças e jovens de quatro a vinte e um anos, já que promove uma educação física integral. O esporte permite, através do conhecimento e prática regular do mesmo, o aprimoramento de todas as possibilidades psicomotoras: localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar, cair, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e pés, dentre outras finalidades”, detalha o professor.
As aulas ocorrem nas terças e quintas-feiras, seguindo o cronograma: Terça, das 8h às 9h30, alunos até 10 anos; Terça, das 10h às 11h30, alunos com mais de 10 anos; Terça, das 13h30 às 15h, alunos com mais de 10 anos; Terça, das 15h30 às 17h, alunos menores de 10 anos. Já para quinta-feira, tem treino das 19h às 20h, para alunos adultos. “Qualquer pessoa pode participar dos treinamentos. Quem tem interesse é só comparecer no Ginásio de Esportes nos horários de aula e tenho certeza que vão gostar de descobrir esse esporte maravilhoso”, finaliza Juliano Siebel.