DMER auxilia em construção da ponte sobre Rio Pesqueiro

A obra reivindicada há 30 anos por moradores de Sul Brasil e Jardinópolis e por autoridades saiu do papel no dia 10 de julho desse ano. A obra representa o elo entre dois centros regionais – Pinhalzinho e Quilombo – e serve de impulso ao crescimento industrial e agrícola. Durante a execução da ponte, a esses municípios cabe o compromisso de fornecer acesso à ponte e preparo do terreno nas cabeceiras.

O secretário de Obras e Serviços Públicos (conhecido DMER) de Sul Brasil, Antonio Kviatkoski, explica a participação das máquinas do município na execução dessa obra. “No acordo para construir a ponte, firmado no ano passado, o município de Sul Brasil assumiu a responsabilidade de arrumar as cabeceiras da ponte. Já abrimos o acesso de um quilômetro entre a estrada geral e onde sairá a ponte e agora a retroescavadeira hidráulica está trabalhando na base da ponte. Durante toda obra estaremos disponíveis com nossas máquinas”.

O secretário Antonio fala que com essa concordância, os trabalhos para os munícipes desacelerarão. “Temos que colocar as máquinas na construção da ponte e com isso não poderemos, nesse período, atender com a mesma eficiência os sulbrasilenses, mas vamos administrar isso e fazer os trabalhos da melhor maneira possível para esse fator prejudicar, o mínimo possível, os serviços da secretaria”, destaca Antonio.

A obra

A ponte sobre o Rio Pesqueiro ligará Linha Uru – Sul Brasil com Linha Barrinhas – Jardinópolis. A obra será construída em concreto com 550 metros quadrados, sendo 110 metros de comprimento, 17 metros de altura e 5 metros de largura. A previsão da empresa executora, a Ceraçá, é encerrar a obra dentro do prazo que encerra em 210 dias, ou seja, em fevereiro de 2014. A obra terá investimento de R$ 1 milhão e 150 mil, sendo R$ 950 mil oriundo do Governo do Estado de Santa Catarina e mais R$ 100 mil reais de contrapartida de cada município e aos municípios fica a responsabilidade de auxiliar com máquinas.

Para realizar a construção da ponte, foi montado no território de Sul Brasil, um alojamento que abriga 14 funcionários da Ceraçá. Além dessa mão de obra, estão no suporte mais 10 funcionários, somando 24 pessoas na execução dessa primeira etapa da obra.