Abril Verde: mês de conscientização e prevenção de acidentes de trabalho

No mês de abril diversos órgãos públicos, instituições privadas e a própria população em geral aderem à campanha Abril Verde, como uma forma de promover a conscientização sobre a importância de se adotar nas empresas uma cultura permanente de proteção e prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Esta campanha visa trazer à sociedade questões de saúde e segurança do trabalhador, e desta forma reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do funcionário através da implementação de medidas que favoreçam o trabalho seguro e saudável.

Segundo dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), aproximadamente 6,3 mil pessoas morrem todos os dias em razão de acidentes de trabalho, sendo 2,3 milhões de mortes por ano.

O Brasil é atualmente o quarto colocado no ranking mundial de acidentes de trabalho. Apesar do número expressivo de acidentes de trabalho que acontecem todos os anos somente no Brasil, grande parte destes acidentes poderiam ter sido evitados se as empresas instituíssem medidas preventivas e protetivas a fim de reduzir ou mesmo anular potenciais riscos à saúde e segurança do trabalhador.

As medidas de proteção envolvem o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s) e medidas administrativas, tais como alterar um colaborador entre setores de trabalho ou readequar suas funções. É de vital importância ao empregador implementar estas medidas de proteção na empresa, uma vez que este tem responsabilidade na prevenção dos acidentes de trabalho.

A campanha Abril Verde não visa lamentar as vítimas de acidentes e doenças do trabalho, pelo contrário, o objetivo é alertar a população geral de que acidentes e doenças ocupacionais não ocorrem por acaso e podem ser evitadas com a adoção de medidas protetivas.