Saúde está em alerta devido aos casos de Covid-19
Devido ao aumento assustador dos casos ativos Covid-19, pacientes isolados, número de internados, inclusive em UTI e óbitos no município de Sul Brasil nas últimas semanas, a secretária de Saúde Ágata Paula Valmorbida faz um apelo a toda população e divulga novas medidas que serão adotadas pela Secretaria de Saúde.
A partir desta segunda-feira (24), a Secretaria de Saúde irá mudar o fluxograma de atendimento e serão adotadas medidas mais rígidas. Todos os atendimentos da equipe multiprofissional serão suspensos por 15 dias, com exceção dos casos de urgência e emergência na parte de odontologia; atendimento domiciliar pela fisioterapeuta e a fonoaudióloga.
Estes profissionais irão auxiliar na parte de controle e monitoramento dos isolados. Assim como na fiscalização juntamente com a Vigilância Sanitária e Polícia Militar. Os atendimentos na Unidade de Saúde serão para pessoas com sintomas gripais, atendimentos de gestantes e urgência e emergência.
Quem tiver sintoma gripal deve ligar e agendar o horário para realizar a consulta médica, evitando aglomerações. Já o atendimento do laboratório segue nas segundas e quartas-feiras com atendimento na Academia de Saúde.
De acordo com a secretária Ágata, “chegamos a uma situação muito grave em nosso município. Pedimos a comunidade nos ajude e compreenda a necessidade e obrigatoriedade de seguirmos juntos as regras e orientações estipuladas pelo Ministério da Saúde. Nossas ações de hoje são reflexo amanhã. Então se você tiver qualquer sintoma gripal procure imediatamente a unidade de saúde. Não vá para rua, vizinhança, comércio, não tome chimarrão com outras pessoas e não vá para outros municípios. Seja consciente nas suas ações e nos ajude a combater esse vírus que tem tirado tantas vidas ao nosso redor”, coloca.
Além disso, a partir desta semana a Unidade de Saúde passará contar com mais um médico que atenderá por 20 horas e ainda mais um técnico de enfermagem para aumentar o apoio aos profissionais que já atendem na Unidade de Saúde, pois os profissionais estão preocupados, cansados e com medo.
Temos que lembrar que estes profissionais também têm familiares e são humanos e necessitam da colaboração da população, por isso ao usar máscara cubra o nariz e a boca, lave bem as mãos, use álcool em gel, mantenha o distanciamento social e evite aglomerações. E para quem estiver em isolamento, cumpra o tempo determinado. Não seja um transmissor desse vírus.