JUNHO VERMELHO: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE
Com o intuito de conscientizar a população sobre doação de sangue, o movimento Eu Dou Sangue, criou, em 2015, a campanha Junho Vermelho. A escolha do mês como símbolo da campanha, deve-se ao fato de que a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Incluída no calendário da saúde, promovido pelo Ministério da Saúde, a ação busca alertar as pessoas para a importância de doar, especialmente nos meses mais frios do ano, como junho, julho e agosto, quando o número de doações cai drasticamente nos hemocentros do país.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, os estoques de sangue seguem críticos devido à queda significativa no número de doações.
No Brasil, menos de 2% da população é doadora de sangue (o ideal seria ao menos 3% da população), de acordo com o Ministério da Saúde.
O ato de doação deve ser realizado sempre, respeitando as regras para a sua saúde referentes à doação, e não apenas quando um ente querido ou algum conhecido precisa.
Se todos entendessem a importância da doação contínua, raramente os postos de coletas teriam seus estoques em escassez, fato que sempre está em vigência.
A doação de sangue é um dos maiores atos de amor. Para cada bolsa de sangue quatro pessoas podem ser salvas. Quatro vidas gratas a você, independente de te conhecerem.
Participe da campanha Junho Vermelho, doe sangue e restaure a esperança na vida de muitas pessoas.