Projeto de Canto Coral retoma as aulas com idosos
O município de Sul Brasil juntamente com a Associação de Idosos Sempre Feliz oferecem através do Fundo do Idoso, com apoio das empresas parceiras, como a Renovigi Energia Solar, BRDE e Grupo O.V.D Importadora e Distribuidora, atividades de canto coral para idosos do município. Em virtude da pandemia, o projeto havia sido suspenso, sendo que o mesmo foi readequado e reorganizado de forma a manter o vínculo com os participantes.
Conforme a coordenadora de Projetos Sociais, Simone Ferrari, neste mês de junho as atividades presenciais foram retomadas, com os cuidados necessários a saúde de todos. O projeto Encantando a Vida tem como objetivo desenvolver a prática do canto coral, bem como, executar ações de inclusão social através de apresentações junto a outros idosos. “Atualmente o projeto conta com 35 participantes inscritos, porém nem todos começaram a participar neste momento, devido aos cuidados em relação à saúde e decisões que partem de cada idoso. Lembramos que as inscrições permanecem abertas durante o ano todo”, coloca Simone.
Conforme a maestrina Andréia Ferla que conduz o Coral, o canto coral traz muitos benefícios, como melhora a qualidade da voz, a atenção, fortifica a memória, tonifica os pulmões, ajuda com a timidez, faz com que as pessoas se socializem com outras criando laços afetivos. E tem um estudo feito na Alemanha que concluiu que a prática do canto coral afeta positivamente a produção de cortisol que é o hormônio ligado ao controle do estresse, então podemos dizer que cantar traz benefícios a saúde e autoestima do idoso. “Lembramos que cantar é importante, mas o mais relevante é se sentir bem cantando. É com este objetivo que o projeto busca desenvolver através do canto, a valorização do participante idoso, sua cultura, costumes e cantar cantos que fazem parte de sua história de vida”, enfatiza a maestrina.