RECADO DA SECRETARIA DE SAÚDE E CORPO DE BOMBEIROS À POPULAÇÃO SULBRASILENSE

O tão esperado período de férias chegou. Nesta época do ano há um aumento do número de acidentes automobilísticos, acidentes por afogamento e domésticos. Além das medidas de prevenção, no caso de ocorrência desses acidentes, é importante que população conheça o trabalho do Corpo de Bombeiros e como proceder para melhor ajudar quem está precisando de atendimento.
 
Sul Brasil conta com o atendimento do Corpo de Bombeiros de Modelo 24 horas. Atualmente a corporação atende em período integral quatro municípios: Sul Brasil, Bom Jesus do Oeste, Modelo e Serra Alta, tendo um bombeiro militar atuando diariamente e mais 11 bombeiros comunitários ativos.
 
A enfermeira e coordenadora da Atenção Básica Aline, reforça que a atuação do Corpo de Bombeiros no município é de extrema importância, por isso, também se torna necessário esclarecer para população em que situações esse serviço deve ser acionado. Sabemos que nesta época de fim de ano há um aumento dos números de acidentes de maneira geral, e o atendimento rápido, eficaz e adequado das vítimas pode evitar agravos irreversíveis.
 
A enfermeira ainda esclarece que o município conta com uma ambulância equipada. Durante o horário de expediente da Unidade de Saúde, em caso de acidentes com vítimas, a equipe multiprofissional sempre auxilia na estabilização do acidentado, porém, dependendo do tipo de ocorrência, é imprescindível que esse atendimento seja realizado em conjunto com os Bombeiros ou até mesmo, pelos Bombeiros. Nos fins de semana e a noite, esse serviço é prestado somente pelos Bombeiros. Para a enfermeira, acionar o 193 em tempo oportuno, pode salvar vidas.
 
É importante destacar a quem aciona o serviço do 193 sobre o que fazer:
 
• Manter a calma durante a ligação;
 
• Informar o tipo de ocorrência (afogamento, acidente de carro, moto, etc)
 
• Informar o número de vítimas;
 
• Informar o endereço e riscos potenciais.
 
Dependendo da ocorrência, o atendente enviará a viatura para o local e também orientará por telefone os primeiros socorros que a pessoa poderá prestar.
 
O comandante do Corpo de Bombeiros de Modelo, soldado Pedrotti, deixa o seu recado em relação aos acidentes mais comuns nesta época e a importância de acionar o 193 para realização do primeiro socorro.