Histórias contadas por ex-usuários de drogas emocionam participantes de evento

O Conselho Tutelar trouxe para a comunidade de Sul Brasil uma palestra dinâmica e emocionante. Participantes da Fazenda Esperança de Chapecó fizeram a explanação na noite de sexta-feira, 24, e quatro depoimentos de ex-usuários conscientizaram os participantes para “ter medo” das drogas e para dizer não aos “amigos” que venham a oferecer as substâncias químicas.

A programação iniciou com boas-vindas do Conselho Tutelar e do prefeito ao público. Após o responsável pela fazenda, Frankimar Procópio, comentou sobre o centro terapêutico. “A Fazenda Esperança trabalha com a recuperação de dependentes químicos através de espiritualidade, convivência e trabalho. Na fazenda são cultivadas hortaliças, legumes e em Chapecó há grande cultivo de pitaia. E hoje temos uma experiência com a comunidade de Sul Brasil trazendo depoimentos de ex-usuários e voluntários de nossa fazenda”, detalha.

A presidente do Conselho Tutelar, Gleice Werlang, avaliou o evento. “Nós, conselheiras tutelares, agradecemos a presença de todos e já confirmamos que essa palestra vai se repetir em breve. Realmente as pessoas saíram do evento conscientes. Foi emocionante e inesquecível”, afirma.

Depoimentos

Tudo começou com um ex-usuário, natural do país africano de Cabo Verde. A fome pobreza o motivaram a usar drogas aos nove anos de idade e ele foi resgatado por um padre brasileiro quando estava com 26 anos em um lixão, naquele país. Hoje mora em Chapecó e é voluntário da fazenda.

Na sequência um jovem de 26 anos, natural da grande São Paulo, contou que para se enturmar aceitou drogas dos amigos. “Me olho no espelho e vejo uma pessoa muito mais velha, a droga destruiu meu corpo. Tudo pelo fato de eu não querer ser ‘careta’ por não usar”, disse.

Outra história foi contada por um servidor público que abordou as consequências do uso de drogas para sua família, filhos, e também para sua carreira profissional.

E um jovem da grande Porto Alegre, natural da região, comentou sobre uso de drogas, roubo, dívidas do tráfico. E sobre seu processo de tratamento. “Você precisam ter medo das drogas. Elas só geram o maú”, destacou.