Programa Saúde com Agente, Sul Brasil entrega certificados aos Agentes de Saúde e Endemias.

O Programa Saúde com Agente foi criado para fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). O trabalho desenvolvido por essas profissionais é de extrema importância e significado para a consolidação do Sistema Único de Saúde nos municípios.

Visando qualificar ainda mais a prática desses profissionais, o curso foi uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Conasems.

Teve duração de 10 meses, 1.275 horas de curso, sendo 570 horas de aula teórica e 705 horas de aulas teóricas e práticas.

As aulas práticas no município foram ministradas pela Enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica Aline Lemes de Souza.

Em Sul Brasil, 7 agentes de saúde e 1 agente de endemias realizaram o curso, cuja formação é de nível técnico na área. O encerramento do curso foi no mês de agosto e a entrega dos certificados do curso aconteceu dia 27 de outubro em um evento promovido pela Gestão Municipal, que teve a presença de todos os funcionários públicos municipais.

Enfermeira Aline destaca que ‘’o objetivo do curso foi formá-las para atuar junto às equipes multiprofissionais, desenvolvendo um trabalho conjunto de vigilância em saúde, buscando melhorar ainda mais o planejamento de ações e estratégias de promoção, prevenção e proteção à saúde de indivíduos, e ainda, melhorar a coleta e registros de dados relativos as visitas domiciliares’’.

Por fim, a Enfermeira Aline menciona estar feliz com o resultado do curso e agradece essas profissionais pela dedicação, compromisso e competência, durante toda essa trajetória do curso e pelo trabalho desenvolvido. São profissionais de extrema importância na nossa equipe, tendo um papel crucial para atender as necessidades de saúde das pessoas. São elas que visitam toda comunidade e fazem um elo entre a Unidade de Saúde e as famílias.

Para a gestora da saúde, Ágata Kläsener, o agente de saúde é o elo de uma corrente entre a comunidade e o sistema de saúde.

“Somos gratos ao trabalho que cada agente realiza. Sabemos dos desafios e dificuldades que vocês enfrentam no dia a dia. Porém escolheram essa a sua profissão, onde o cuidado e a prevenção torna-se possíveis a todos com o apoio do seu trabalho.

Obrigada pelo comprometimento e dedicação.” Concluiu Ágata.

Para o Prefeito Maurílio Ostroski e vice-prefeito Moacir Götz, os agentes de saúde tem um papel fundamental na sociedade e agradecem pelo serviço prestado com dedicação atendendo a todas as famílias do município.