Secretaria de Saúde de Sul Brasil realiza encontro com mulheres em alusão ao Outubro Rosa

Neste último mês de outubro a Secretaria de Saúde de Sul Brasil realizou um encontro com mulheres em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado a Prevenção e Conscientização do Câncer de Mama. O evento contou com a presença do prefeito Maurílio Ostroski, da primeira dama Solange Ostroski vice-prefeito Moacir Götz, segunda dama Fabiane Götz, também da deputada Luciane Carminatti, vereadores, secretários, diretores e servidores municipais. Durante o evento foram exibidos 2 documentários. Câncer: Como eu sou depois de você! Parte 1 – Produzido em 2022 e Parte 2 feito neste ano de 2023.Esse foi o nome escolhido para os documentários feitos pela Secretaria de Saúde com as mulheres que tiveram câncer de mama no Município de Sul Brasil. Este projeto tem como objetivo elevar a autoestima e trazer novamente a autoconfiança das mulheres em tratamento de câncer de mama, promover a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce; incentivar a sociedade em geral a pensarem sobre como se relacionam com sua saúde; e incentivar as mulheres a se enxergarem a partir de um novo olhar.Logo após a exibição dos documentários a Deputada Luciane Carminatti esteve dando seu relato enquanto também paciente diagnosticada com câncer de mama.Para a Gestora da saúde, Ágata Kläsener, o documentário: Câncer! Como eu sou Depois de Você, tem como objetivo principal passar uma mensagem de reflexão a todas as pessoas.“O objetivo principal é que todos possam refletir, parar e pensar: como estão cuidando da sua saúde. E também prestar apoio às mulheres que descobriram a doença, para, não desistir, acreditar no tratamento, na ciência e acima de tudo ter fé. Também quero ressaltar que, em caso de dúvidas ou orientações, procure a unidade básica de saúde, que será atendido por um profissional, e também quero aproveitar a oportunidade para agradecer todas as 12 mulheres que aceitaram a compartilhar desse momento de suas vidas com tantas outras pessoas. Que a força dessas mulheres, seja a nossa inspiração.” finalizou Ágata.Para o prefeito Maurílio Ostroski e vice-prefeito Moacir Götz é de grande importância o trabalho que a secretaría de saúde tem realizado no município, realizando esses trabalhos de conscientização e atendendo a população com muita dedicação.E mais uma vez, nosso agradecimento às mulheres sulbrasilenses que aceitaram compartilhar suas histórias de vidas.