Secretaria de Saúde iniciou atividades do Programa Saúde na Escola

A presença da Secretaria da Saúde nas escolas é contínua por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). No mês de abril, a enfermeira e coordenadora do programa, Franciéli Hollas Rosalem, compareceu em todas as escolas do município para orientar os alunos sobre a prevenção do Covid-19, bem como sobre a importância de realizar as vacinas conforme calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde.

Na oportunidade, foram entregues aos alunos atividades sobre o Covid-19, tais como desenhos para colorir, caça-palavras, texto informativo para completar as lacunas, jogo dos sete erros, entre outros. Esta ação fez parte da Semana Nacional de Saúde na Escola que aconteceu entre os dias 4 e 8 de abril, com o tema a “Prevenção à Covid-19 nas Escolas”.

Franciéli abrange a importância da ação. “A visita nas escolas foi essencial, pois através do envolvimento dos alunos e professores temos o objetivo de desenvolver ações de promoção à saúde e prevenção às doenças e seus agravos. Todos foram participativos e muitas vezes o que o aluno aprende acaba refletindo na sua família e comunidade”, destaca.

A enfermeira também registra que em cindo dias de abril e também no dia 02 de maio a nutricionista Paula Andressa Bernardes de Oliveira e agentes comunitárias de saúde realizaram a avaliação antropométrica, que inclui o peso e altura, e também o teste de visão. Com essas atividades busca-se identificar as crianças e adolescentes com baixo peso ou obesidade, assim como àqueles que apresentem alguma dificuldade visual. “Os alunos que apresentam alteração são encaminhados para avaliação nutricional ou avaliação médica”, comenta.

No decorrer do ano, serão realizadas outras atividades pela equipe multiprofissional, buscando a integração dos setores da saúde e educação, a fim de promover a qualidade de vida dos munícipes.