16 pacientes oncológicos realizam o toque do sino da esperança em grande evento

“Da Minha Saúde Cuidamos Nós” foi um grande encontro para celebrar a saúde dos sulbrasilenses na noite da última sexta-feira, dia 4, no Salão São Roque. O evento teve como destaque o toque do sino da esperança com participação de 16 munícipes que venceram o câncer. Houve ainda palestra show com músicas, humor e conversa de conscientização sobre os cuidados com a saúde.

Mais de 450 pessoas atenderam ao convite para o evento que teve objetivo central de conscientizar as pessoas em buscar ajuda e acompanhamento médico, sempre o quanto antes. O diagnóstico precoce é fundamental para a eficácia do tratamento e possível cura de qualquer doença.

Além das doenças físicas a palestra show abordou as doenças mentais que merecem igual atenção. Foi deixada a mensagem de que é necessário acreditar na ciência, começando pelo conhecimento dos profissionais da saúde que atuam na Unidade Básica do município até os mais complexos tratamentos. A medicina avança muito e quanto antes iniciar o tratamento, maior será a chance de cura.

O toque do sino da esperança simbolizou a vitória dos pacientes no tratamento do câncer. A secretária de Saúde, Ágata Paula Valmorbida Klasener, comenta a iniciativa. “Muitos destes pacientes seguem recebendo acompanhamento oncológico, e todos são vencedores. Esse gesto de tocar o sino é um sinal de esperança para quem está descobrindo ou iniciando o tratamento. Neste momento é preciso lutar muito e acima de tudo ter fé e esperança. O toque foi emocionante e realmente sentimos a importância da saúde na vida”, destaca.

Quem também tocou o sino foi o vice-prefeito, Moacir Götz, diagnosticado com câncer em 2018. “Me sinto ainda mais forte e vitorioso por estar junto com esses vencedores aqui neste palco. Ninguém vence o câncer sozinho. Quando recebemos o diagnóstico recebemos um peso que não somos capazes de carregar sozinho, precisamos da ajuda da família, dos amigos e especialmente de Deus. Nós somos vencedores e o toque deste sino representa a esperança de que tudo ficará bem”, relatou.

O prefeito Maurílio Ostroski avaliou o evento. “Estamos satisfeitos com o encontro que promovemos para as famílias do município. Agradeço a todos os participantes e de uma maneira especial aos pacientes que lutaram e venceram essa doença chamada câncer. O recado foi dado aqui, procurem a Unidade de Saúde o quanto antes. Temos uma equipe completa e preparada para dar total atenção a quem precisar. Vamos jutos cuidar da nossa saúde, essa é minha mensagem”, finaliza.

A equipe da Secretaria de Saúde adotou o sino da esperança, que será instalado na Unidade de Básica e tocado em breve por mais pacientes oncológicos.