Atividades realizadas pelo Setor da Agricultura

Durante os últimos dias o departamento de Agricultura, Epagri e Microbacias de Sul Brasil continuou na execução das atividades que foram planejadas juntamente com os agricultores no ano passado, foi realizada mais uma etapa do acompanhamento de criação de bezerras nas comunidades da Linha Nova e Guabiroba, nesta segunda etapa foram abordados os assuntos: nascimento, cuidados com o recém nascido, colostragem, corte e desinfecção do umbigo e alimentação nos primeiros meses de vida da bezerra. Ainda foi construída uma casinha de abrigo individual para as bezerras, mostrando a facilidade de construção da casinha e os benefícios que a mesma traz para as bezerras.

A Prefeitura Municipal buscando incentivar a produção de leite no Município distribuiu sementes de pastagens de inverno para os agricultores ao todo foram entregues 1150 sacas de 40 kg de aveia preta de forma gratuita para os agricultores possibilitando a implantação de mais de 500 hectares de pastagens de inverno.

Para o próximo dia 8 de Junho já está programada uma excursão para São Lourenço do Oeste com os agricultores que já tem o piqueteamento implantado e os que iram implantar neste ano. Neste dia visitaremos piqueteamentos implantados a mais tempo e o Sistema Silvo Pastoril experiência única na região com experimentos a 2 anos implantados. A equipe também continua a realização das medições das áreas para implantação de Piqueteamento, o próximo passo é implantação dos mesmos.

No planejamento para os próximos meses tem-se previsto a realização de quatro tardes de campo nas comunidades de Três Amigos, Guabiroba, Lajeado Uru e Alto Recreio para divulgação do sistema de piqueamento. Dando continuidade no programa de pomares domésticos mais uma orientação sobre frutíferas especialmente podas, adubação a utilização de caldas alternativas sendo que temos previstas 4 reuniões nas comunidades de Três Amigos, Linha Nova, Lajeado Uru e Linha Nova Aparecida. Todos esses programas tem como objetivo o incentivo a atividade leiteira, a orientação dos agricultores para um meio mais sustentável da Atividade leiteira, visando a diminuição de custos aumentando o lucro para os agricultores.