PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA)

A Prefeitura Municipal de Sul Brasil através do Departamento Da Agricultura em conjunto com a Secretaria de Educação e Assistência Social, encaminhou através de uma Parceria com A COOTRAF (Cooperativa de Agricultores na Agricultura Familiar) um Projeto do PAA no inicio de 2011 para a CONAB, sendo que o mesmo foi aprovado no mês de maio de 2011 que tem como objetivo atender as necessidades do Munícipes e agricultores de Sul Brasil.

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Fome Zero e tem como objetivo garantir o acesso a alimentos em quantidade, qualidade produzidos na região, preservando a cultura alimentar local, valorizando os produtos tipicamente regionais.

Os alimentos adquiridos diretamente dos agricultores familiares ou de associações e cooperativas são destinados  para formação de estoques estratégicos  ou a doação para pessoas atendidas por programas sócias públicos, abastecendo creches, escolas, cozinhas comunitárias, restaurantes populares e entidades assistenciais e/ou beneficentes Com isto, eleva-se o padrão nutricional e são construídos vínculos de solidariedade entre os habitantes da região.

Ao promover a compra da produção familiar, há maior estabilidade à atividade agrícola e geração de trabalho e renda ao produtor em seu próprio local, com o que se incentiva a permanência e a inclusão social no campo.

.