EQUIPE DA ATENÇÃO BÁSICA DE SUL BRASIL –SC COMEÇA A RECEBER RECURSOS EXTRAS APÓS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO – PMAQ

No mês de outubro de dois mil e doze, o Ministério da Saúde divulgou, a listagem dos municípios com equipes certificadas no âmbito da "Saúde mais perto de você – Acesso e Qualidade" (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

 

A Unidade Básica de Saúde de Sul Brasil esta de parabéns mais uma vez, foi contemplada com a nota máxima na avaliação, recebendo um recurso de R$ 55.000,00 retroativo a abril até agosto do corrente ano, e a partir da competência setembro receberá o correspondente a R$ 11.000,00 mensal, e o programa terá continuidade no próximo ano.

 

O programa foi aderido em 2011 com o então secretário da saúde Joraci Copati, o processo de certificação da equipe que determinou o volume de recursos a ser transferido aos municípios é composto de três dimensões:

-Uso de instrumentos autoavaliativos – 10% da nota da certificação;
– Desempenho em resultados do monitoramento dos 24 indicadores de saúde contratualizados no momento de adesão ao PMAQ- 20% da nota de certificação e;
– Desempenho nos padrões de qualidade verificados in loco por avaliadores externos e no módulo IV preenchido por gestores e responsáveis pelas EAB no SGDAB – 70% da nota de certificação.

A Coordenadora do Pmaq Srta. Ilaine Maite Amann, parabenizou a Equipe Saúde da Família pelo excelente desempenho, destaca que a Avaliação melhorou o acesso ao atendimento na Unidade Básica de Saúde. Com o aumento dos recursos poderemos garantir um ambiente adequado, mais confortável, onde os usuários serão melhor atendidos e acolhidos pelos profissionais da saúde.

Salientou, que esses recursos poderão ser utilizados para qualificação/educação permanente dos profissionais, para que possam atender com mais qualificação, pode ser comprados equipamentos, medicamentos etc. Essas mudanças certamente vão ser sentidas pelos usuários de nosso município.
Obrigada a equipe pelo desempenho.