Bombeiros proferem palestra sobre primeiros socorros

“São os primeiros socorros que fazem toda diferença em qualquer acidente”. A afirmação é do soldado Juliano Gasparini que, juntamente com a bombeira comunitária (BC) Tatiane Gemelli, proferiram palestra sobre o tema na noite da última sexta-feira (14) e contou com presença de 60 pessoas no Ginásio de Esportes.

A iniciativa foi da Secretaria de Saúde e o secretário Cleomar Provenci salienta o objetivo do evento. “Essa ação foi desenvolvida na parceria do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Corpo de Bombeiros de Modelo. Deixo aqui nosso agradecimento aos participantes e salientamos que o acesso à informação, como tivemos nessa palestra, é determinante para a saúde em casos de acidentes”, afirma o secretário.

A palestra

O início foi tomado por orientações de como pedir socorro aos bombeiros e, fatores como manter a calma e informar a gravidade aparente do ferimento, forma focados nesse assunto.

No desenrolar da palestra os procedimentos sobre acidentes comuns no dia a dia foram levantados e explicados. “Tratamos sobre queimadura, hemorragias, lesões nos olhos, desmaio, fraturas, parada cardíaca e cardiorrespiratória, incêndio, afogamento e a locomoção e transporte de pacientes”, resume a BC Tatiane.

Ao término do evento o sulbrasilense Rudimar Reichert, vítima de acidente de trânsito, deu seu depoimento sobre a importância do trabalho dos bombeiros. “Há um ano atrás, eu voltava de Pinhalzinho quando o carro que eu conduzia colidiu com uma carreta na SC 160, em Linha Pitinga – Modelo. Cinco minutos depois da batida os bombeiros estavam me socorrendo e devo minha vida a eles”, emocionado declarou o sulbrasilense.

No final do encontro, os palestrantes receberam uma cesta de produtos para simbolizar a gratidão de Sul Brasil com o Corpo de Bombeiros de Modelo.