Comunidade aponta que Centro de Idosos terá novo local

A primeira Audiência Pública da atual gestão da Prefeitura de Sul Brasil foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 3, no Centro Múltiplo Uso – Sede dos Idosos. A pauta do encontro com a comunidade foi o local para construção do novo Centro de Convivência de Idosos. O fato foi motivado pela despesa de muros no lote original que ultrapassaria R$ 500 mil.

Abertura

O evento apontou as pontos a analisar de cada um dos locais. Inicialmente trouxe o desenho do TERRENO “I” de 1250 m² localizado na esquina entre as ruas Prefeito Alcides Delaite e Vereador Agostinho Onghero, onde originalmente estava escolhido para a obra, onde o Município já investiu R$ 155 mil no imóvel e para continuidade há estimativa de custo de mais R$ 593 mil, e que exige prazo maior para conclusão do Centro de Convivência. Também se falou do bom posicionamento do imóvel ao lado, o TERRENO “II” de 1250 m², em processo de apropriação do Município, localizado na esquina entre as ruas Vereador Agostinho Onghero e Vereador Policarpo Piccinin, que estava projetado para o estacionamento da obra em questão.

Na sequência foi apresentada alternativa de um TERRENO “III” DE 5.000 m², localizado na esquina entre a Avenida Dr. José Leal Filho e Rua Vereador Nelson Binot, que não necessita de muros, que está apto para construção dependendo somente da desafetação junto à Câmara de Vereadores, que trará uma estética mais favorável ao Centro de Convivência de Idosos, que é um ambiente mais ventilado, que possui o dobro de área territorial, que terá um estacionamento mais seguro e amplo, que gera economia de R$ 500 mil, aproximadamente.

Pronunciamentos

A sessão de pronunciamentos foi aberta pela presidente da Câmara de Vereadores, Janice Possenti, que disse gostar da iniciativa do prefeito em convocar a Audiência Pública e manifestou seu voto contrário a realocação da obra por entender que a obra já está encaminhada naquele local.

Os idosos tiveram um espaço também, já que a obra é direcionada a eles. O presidente da Associação de Idosos Sempre Feliz, Ivo Willibaldo Henn, manifestou que sua opinião pessoal é construir o centro de convivência no terreno ao lado da prefeitura que é muito mais amplo, mais arejado e que irá gerar uma economia de pelo menos R$ 500 mil.

Na sequência o vice-prefeito Moacir Götz afirmou que o que está sendo prioritário é o melhor para os idosos. Destacou que opinião de trazer a obra para um local que vai oferecer economia de R$ 500 mil para o cofre do Município e que esse valor poderá ser investido na mobília e jogos do novo centro cultural.

O prefeito Maurílio Ostroski apontou sua admiração pelas pessoas mais experientes e disse que a comunidade tem naquela noite a voz para decidir o local da obra. Ostroski também disse que a comunidade precisa ser mais ouvida e que outros eventos semelhantes a este ocorrerão. Quanto a escolha do local, não manifestou preferência neste momento.

Palavra livre

Na palavra livre opiniões foram ouvidas e questionamentos feitos à engenharia e ao jurídico do Município. O espaço teve 40 minutos e foram ouvidas classes de vereadores, agricultores, homens, mulheres, servidores públicos, jovens e dos idosos.

Votação

Depois de duas horas de audiência foi realizada a votação, onde por maioria ficou optado que o novo local do Centro de Convivência de Idosos será na entrada da cidade, em terreno de 5 mil metros, sem a necessidade de construção de muros e economia de R$ 500 mil.

O QUE VAI ACONTECER AGORA?

Decidida a escolha do terreno, a Prefeitura vai reavaliar o Processo Licitatório da obra e dar andamento ao projeto.