Agricultores conhecem produção de silagem com Capiaçu

Na última segunda-feira (14) a Epagri, Secretaria da Agricultura e dois jovens agricultores do município de Sul Brasil visitaram uma propriedade no município de São Carlos.

Conforme o extensionista rural da Epagri de Sul Brasil, Gabriel Deobald, o objetivo da visita foi acompanhar o processo de ensilagem de capim BRS Capiaçu, cultivar de capim-elefante de alto rendimento para produção de silagem.

A visita foi realizada em uma propriedade que possui aproximadamente um hectare de lavoura de Capiaçu, onde é realizado três cortes ao ano para produção de silagem. A cultura ainda é incipiente na região oeste de Santa Catarina e tem se mostrado bastante promissora como oferta de alimento. O seu corte é realizado quando a planta atinge de três metros e meio a quatro metros de altura e torna-se uma opção de silagem com menor custo e grande rendimento de volume, também pode ser utilizado no fornecimento picado verde para os animais.

O extensionista Gabriel coloca que esses dois jovens agricultores puderam ver o processo de ensilagem e tirar dúvidas direto com o produtor. “A visita foi muito interessante e proveitosa, a troca de experiência com quem já vem utilizando a silagem do Capiaçu sempre alerta para possíveis dúvidas e problemas que podemos encontrar no seu manejo e produção”, coloca.

Os agricultores que tiverem interesse podem buscar informações na Secretaria de Agricultura ou na Epagri de Sul Brasil.