Treinamento sobre gestão de atendimento humanizado é realizado

Nesta tarde da última sexta-feira (09) foi realizado um treinamento sobre gestão de atendimento humanizado para toda a equipe da Saúde de Sul Brasil. A palestrante do evento foi Lisiane Thomé Rukhaber. Lisiane já foi enfermeira de Unidade de Saúde e agora atua prestando assessoria através da empresa LL Consultoria.

No workshop a palestrante Lisiane trouxe uma reflexão das diretrizes do Programa Nacional do Humaniza SUS, o qual foi instituído com a finalidade de concretizar as diretrizes do Sistema Único de Saúde. “Para possuir um atendimento humanizado primeiramente necessitamos organizar o Sistema de Saúde do Município de acordo com normativas já aprovadas pelo Ministério da Saúde o qual tem um único objetivo de garantir ao cidadão o acesso ao SUS de forma universal, igualitária e com equidade”, repassou.

Além da discussão a cerca das diretrizes do Humaniza SUS no treinamento, foi colocado em evidencia sobre o atendimento humano fazendo uma reflexão do que os Profissionais da Saúde como pessoas frente ao atendimento necessitam para um atendimento humano frente ao usuário do Sistema Único de Saúde.

Conforme a secretária de Saúde Ágata Valmorbida Kläsener o convite foi destinado aos gestores, ao legislativo, a equipe da Saúde, Social e educação. “Tivemos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a gestão de atendimento humanizado que envolve gestores e toda a equipe na questão dos cuidados. É muito bom termos a oportunidade de sentar e ouvir e trazer coisas novas para nosso aprendizado”, destaca a secretária que também agradeceu a presença do prefeito Maurílio, da presidente da Câmara Janice Possenti, a equipe da Saúde, Educação e Social por participarem da capacitação.

O prefeito Maurílio destaca que é importante manter o aprendizado. “Nós como gestores sempre temos que buscar conhecimento e entender o importante trabalho da Saúde, não que as outras Secretarias não sejam importantes, mas a saúde é uma das principais, e a Ágata está conduzindo muito bem essa pasta, juntamente com toda a equipe da saúde, sendo que nesse ano tiveram um grande desafio com a Pandemia de Covid-19, a eles o nosso reconhecimento e nosso respeito”, enfatiza o prefeito.

A presidente da Câmara de Vereadores Janice Possenti agradeceu a secretária Ágata pelo convite estendido ao legislativo e disse que é de suma importância que os vereadores estejam envolvidos para entender o funcionamento. “Gostaria de parabenizar a equipe de Saúde por todo o empenho, é uma época difícil e a saúde está levando de uma forma exemplar, nosso município sempre foi exemplo na área da saúde e que continue assim. Parabéns a secretária Ágata e ao prefeito Maurílio pela dedicação. Também agradeço pela oportunidade, cada um aprende um pouco e o aprendizado é sempre válido e cada evento agrega para o município”, coloca.