Saúde disponibiliza atendimento de fonoaudióloga

Desde março, a Secretaria de Saúde de Sul Brasil conta com o serviço de fonoaudiologia. A fonoaudióloga Anelize Ribeiro, atua na Unidade Básica de Saúde todas as quintas-feiras, com atendimentos na unidade e também a domicilio.

De acordo com a fonoaudióloga Anelize Ribeiro, o profissional de fonoaudiologia é responsável por diagnosticar e tratar distúrbios relacionados à comunicação, como alterações de fala, voz e audição em todas as idades. “Aqui em Sul Brasil, atendemos pacientes de todas as idades, que possuam dificuldades na linguagem oral (fala) e escrita, alterações de respiração, mastigação e deglutição. Por exemplo, crianças que ainda não falam, trocas na fala, gagueira, respiração pela boca, dificuldades para engolir, rouquidão e outras alterações vocais, além de realizar a reabilitação de pacientes pós-AVC, Covid-19, entre outros. E quando há possíveis alterações na audição, encaminhamos para a realização de exames auditivos”, explica Anelize.

Em casos de o paciente possuir dificuldades de se locomover à Unidade Básica de Saúde, como depender de cadeira de rodas ou estar acamado a profissional realiza também atendimento domiciliar.

Em caso de dúvidas ou necessidade de atendimento, procure a Unidade Básica de Saúde.