Cirurgias de baixa complexidade estão sendo realizadas

De acordo com a Secretaria de Saúde de Sul Brasil devido a Pandemia de Covid-19, as cirurgias eletivas de média e alta complexidade que dependem de reserva de vaga de UTI seguem suspensas em todo o Estado, sendo que foi autorizado somente situações de urgência e emergência.

No mês de maio iniciou a liberação para a realização das cirurgias de baixa complexidade, sem necessidade de ocupação de leito de UTI.

Conforme a secretária de Saúde, Ágata Paula Valmorbida, Sul Brasil participou no dia 05 de maio de um mutirão de cirurgias de oftalmologia, através do Projeto Ver no Hospital em São Lourenço do Oeste, os pacientes realizaram procedimentos de Cataratas e Yag laser, e a Secretaria já tem mais um grupo de pacientes agendados para o final deste mês julho e início de agosto para procedimentos de Pterígio e de catarata.

Ágata coloca que neste período também foram realizadas 30 cirurgias de diversas especialidades, de baixa complexidade através do Estado/SUS, Consórcio CIS AMOSC e Clínicas Credenciadas. A Secretaria vem organizando todo fluxo de atendimento dos pacientes e desta forma, já possui mais cirurgias agendadas para o mês de agosto.

A secretária destaca que a equipe segue rigidamente a ordem de agendamento via SISREG, garantindo transparência na gestão da saúde, permitindo a distribuição de forma equânime dos recursos de saúde para a população. Da mesma forma, ressalta a preocupação em garantir a integralidade no atendimento dos pacientes, ou seja, sem qualquer custo.