Saúde altera atendimentos devido ao aumento dos casos de Covid

Devido ao aumento de casos ativos de Covid-19 e o número elevado de pacientes isolados e internação em UTI novamente a Secretaria de Saúde de Sul Brasil precisou adotar algumas medidas mais rígidas na Unidade de Saúde.

Dessa forma, secretária de Saúde Ágata e a enfermeira Franciéli, explicam que os atendimentos na Unidade de Saúde para os próximos 20 dias serão para pessoas com sintomas gripais, atendimentos de gestantes e urgência e emergência. “Pedimos para quem tiver sintoma gripal que ligue e agende um horário para realizar a consulta médica, evitando assim aglomerações”.

A Secretaria de Saúde está tendo o apoio da Vigilância Sanitária e Polícia Militar, que estão passando na casa das pessoas isoladas para se certificar de que realmente todos estejam cumprindo o isolamento, já que diariamente recebe denúncias de que tem pessoas que não estão seguindo as regras estipuladas pelo Ministério da Saúde.

Ágata pede que caso a população identifique alguém desrespeitando o isolamento domiciliar para que entre em contato com Vigilância Sanitária e a Polícia Militar. “Estamos preocupados com o aumento do número de casos no nosso município e pedimos que a comunidade nos ajude e compreenda a necessidade e a obrigatoriedade de seguirmos juntos as regras e orientações estipuladas pelo Ministério da Saúde. Nossas ações de hoje são reflexo amanhã”, coloca a secretária.

A enfermeira Franciéli Hollas Rosalem pede aos munícipes que tiverem qualquer sintoma gripal que procurem imediatamente a Unidade de Saúde. “Em caso de suspeita de Covid-19 pedimos à população que não vá para a rua, não circule pela vizinhança, no comércio, não tome chimarrão com outras pessoas, pois você pode estar transmitindo o vírus para outras pessoas. Seja consciente nas suas ações e nos ajude a combater esse vírus que tem tirado tantas vidas ao nosso redor e em nosso município já são sete óbitos. Os profissionais de saúde estão muito preocupados, cansados e com medo, por isso precisamos da ajuda de todos”, solicita a enfermeira.

A Secretaria de Saúde também coloca que as medidas de precaução devem seguir no município, como usar máscara que cubra o nariz e a boca, lavar bem as mãos, usar álcool em gel, manter distanciamento social, evitar aglomerações e para quem estiver em isolamento que cumpra o tempo determinado. Nesse momento precisamos do apoio de toda a população. “Um paciente não é só um paciente, ele é o amor da vida de alguém. Cuide de seus vizinhos, cuide de seus amigos, cuide de seus colegas de trabalho, cuide de seu grupo religioso, cuide dos seus avós, dos seus pais, dos seus filhos e principalmente cuide de você”, pedem os profissionais.

• Precisamos aprender a nos colocar no lugar do outro, das famílias enlutadas, somente assim entenderemos que a dor, o sofrimento do outro hoje pode ser o mesmo para mim amanhã.

Desde já agradecemos a compreensão de todos.
Obrigada!