Secretário de Estado da Agricultura esteve em Sul Brasil nesta quinta

Nesta quinta-feira (27) o município de Sul Brasil recebeu a visita do secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Altair Silva, para debater ações de combate à estiagem e amenizar os prejuízos econômicos ocasionados.

Participaram do encontro o prefeito Maurílio Ostroski, vice-prefeito Moacir Götz, secretários e diretores municipais, vereadores e agricultores.

O encontro aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos e também contou com a presença de lideranças dos municípios de Modelo, Serra Alta e Bom Jesus do Oeste.

O Governo do Estado neste ano pretende-se investir R$ 150 milhões para minimizar os impactos da estiagem no meio rural. “Estamos numa grande força-tarefa à nível de Estado, agilizando os decretos de emergência dos municípios, o reconhecimento para que os produtores possam receber a indenização do Proagro. Estamos na linha de frente com o governo federal para viabilizar recurso para o crédito emergencial e para os pequenos produtores”, destacou o secretário.

O Governo do Estado lançou o programa “Reconstrói SC”. Administrado pela Epagri e voltado para os pequenos agricultores, o programa prevê o acesso a até R$ 10 mil, com prazo de cinco anos para pagamento sem juros e 50% de desconto para os pagamentos em dia. Outras ações também foram anunciadas. “Nós também estamos com o programa de conservação das fontes, são quase R$ 150 milhões disponíveis para esse programa para que os produtores possam construir reservatórios, caixas d’água, cisternas, açudes, e que possam ter reserva de água na propriedade. Esse programa tem cinco anos para pagar, sem juros, com 50% de desconto”, disse.

Altair Silva também anunciou o programa de recuperação e preservação de fontes, com o plantio de árvores nativas. “Nesse programa, o produtor recebe R$ 30 mil, tem cinco anos para pagar e pagando em dia ele terá 75% de desconto. Portanto, temos programas para que o agricultor possa se preparar para enfrentar os momentos de estiagem”, reforça.

O prefeito de Sul Brasil, Maurílio Ostroski, cobrou que a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural ofereça condições em períodos de estiagem para que os municípios e que as ações aconteça logo, que os recursos sejam enviados mais rapidamente. Também colocou que para que os agricultores não sofram tanto e as ações como preservação de fontes aconteçam efetivamente.