Sul Brasil contrata Médica Dermatologista

A Secretaria de Saúde de Sul Brasil passa a contar com o atendimento da dermatologista Dra. Daniela Rebelatto. O atendimento iniciou no mês de janeiro, sendo atendidos 14 pacientes, e será realizado uma vez por mês na Unidade de Saúde.
 
De acordo com a secretária de Saúde, Ágata Paula Valmorbida, esta é uma grande conquista para a população de Sul Brasil, pois as consultas e procedimentos em Dermatologia serão realizados na Unidade de Saúde do município. Destaca que a principal preocupação é devido a alta demanda em consultas de dermatologia, e desta forma todos serão atendidos de forma rápida e resolutiva com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente possíveis casos de câncer de pele.
 
A profissional, Dra. Daniela Rebelatto, aproveita para orientar a população sobre alguns cuidados com “a pele seca”, uma queixa muito comum no consultório especialmente entre os idosos, deve ser cuidada diariamente para garantir a boa hidratação, manter a barreira de proteção natural da pele e a renovação celular adequada. “Vale lembrar que quanto mais seca, mais frágil e sujeita a machucados e infecções a pele fica”, destaca.
 
DICAS de cuidados diários para manter a hidratação da pele:
 
• Evite banhos muito quentes e prolongados;
 
• Evite o uso de esponjas e escovas de banho: inicialmente isso pode fornecer uma maior sensação de limpeza, no entanto, quando usadas diariamente ou com muita força, agem como um esfoliante que, se for feita diariamente, remove a camada protetora da pele, diminuindo sua umidade e deixando a pele seca;
 
• Utilizar sabonete adequado para peles secas, extrassecas e sensíveis, dando preferência aos que possuem ação hidratante;
 
• Seque a pele suavemente, sem esfregar e com toalhas macias;
 
• Aplique hidratante imediatamente após o banho e reaplique-o sempre que sentir a pele seca;
 
• Evite coçar a pele e procure manter as unhas sempre curtas e limpas para evitar infecções;
 
• Ficar atento às doenças que também podem deixar a pele mais ressecada como diabetes e alterações da tireóide.
 
• E claro, não esquecer de beber água.
 
Estes cuidados podem ajudar a curto e longo prazo, tanto no tratamento como na prevenção da pele seca.