Campanha: Fevereiro Roxo e Laranja

O Município de Sul Brasil apoia essa campanha do Fevereiro Roxo e Laranja e reforça a importância da conscientização para a prevenção e diagnóstico da leucemia, lúpus, fibromialgia e Mal de Alzheimer.
 
O Fevereiro Roxo refere-se ao combate ao lúpus, fibromialgia e Mal de Alzheimer e o Fevereiro Laranja ao combate à leucemia.
 
O Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, caracterizada pela produção excessiva de anticorpo, prejudicando o funcionamento do organismo. Os anticorpos passam a atacar o organismo, causando inflamação nos rins, pulmões, pele e articulações. O lúpus pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, porém as mulheres são muito mais acometidas. Ocorre principalmente entre 20 e 45 anos.
 
A Fibromialgia é uma síndrome, de caráter crônico e a causa é desconhecida, sendo que ataca especificamente tendões e articulações, causando dores por todo o corpo. Essa doença atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos.
 
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca a redução das funções cognitivas e da memória, comprometendo as atividades de vida diária.
 
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Em 2020, o INCA estimou 10.810 novos casos no país.
 
Desta forma, a enfermeira Franciéli Hollas Rosalem lembra que é importante o autocuidado, além de observar o seu próprio corpo e, caso perceber alguma alteração, realizar uma avaliação médica.
 
Fonte: Ministérios da Saúde e INCA