Março lilás: mês de conscientização do câncer do colo do útero

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, o Março Lilás é dedicado também à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Esse tipo de câncer é uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo.
 
Em 2021, 270 mulheres morreram devido ao câncer de colo de útero, uma média de 23 mulheres por mês, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina.
 
O fortalecimento da prevenção ao câncer de colo uterino é uma das metas principais da saúde pública. Hoje é a terceira neoplasia maligna que mais mata mulheres no Brasil, sendo a principal causa de mortalidade de mulheres em idade fértil no Amazonas.
 
Segundo o Inca, no triênio 2020/2022, o Brasil deve registrar 16.710 casos novos de câncer de colo uterino. Para o Amazonas, a estimativa é de cerca de 700 casos novos.
 
Os diversos subtipos do papilomavírus humano (HPV) são os grandes responsáveis pela maioria dos casos de câncer de colo do útero. Eles são sexualmente transmissíveis e causam lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus.
 
O que é o câncer de colo de útero?
 
O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).
 
A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.
Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
 
O que aumenta o risco?
 
– Início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros.
 
– Tabagismo (a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados).
 
– Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.
 
Como prevenir?
 
Por estar diretamente ligada à possibilidade de infecção pelo Papilomavírus Humano, popularmente conhecido como HPV, proteger-se contra esta doença deve ser um dos métodos de prevenção principais.
 
Além do preservativo, que previne de maneira parcial o contágio, a vacinação contra o HPV é necessária.
 
O Ministério da Saúde assegura por meio de calendário oficial, a imunização de meninas entre 9 e 14 anos.
 
De toda forma, vale lembrar que além da vacinação, o exame de papanicolau é também indicado como método de prevenção.
 
Sinais e sintomas:
 
O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.
 
Como é feito o diagnóstico do câncer de colo de útero?
 
Há algumas formas de se identificar, principalmente de maneira precoce o câncer de colo de útero, dentre as alternativas mais comuns está o exame de papanicolau.
 
Dependendo do paciente ou em casos inconclusivos são aplicados outros métodos como: biópsia, colposcopia e exame pélvico.
 
Como é feito o tratamento do câncer?
 
Semelhante a outros tipos de câncer, a doença de colo de útero tem o tratamento definido com base na avaliação médica. De acordo com o estágio da doença e o estado de saúde do paciente podem ser adotadas alternativas como:
 
– Quimioterapia;
 
– Cirurgia;
 
– Radioterapia.
 
E neste mês de março em comemoração ao Dia da Mulher a Secretaria da Saúde de Sul Brasil realiza um sábado D para coleta de Exame Preventivo, realização de Exame Clínico das Mamas e encaminhamento de Mamografia. O sábado D será no dia 19 de março, sendo que para o atendimento é necessário o agendamento. As mulheres interessadas devem ligar na Unidade de Saúde através dos telefones (49) 99968-0363 ou 3367-0026.
 
Lembramos que é obrigatório trazer o cartão do SUS e cartão da saúde da mulher.
Fonte: INCA