Saúde bucal está presente nas salas de aula municipais

A rede municipal de ensino abre as portas para atividades educativas e preventivas de saúde bucal. O trabalho já começou no NE Paulo Freire e nas próximas semanas a ação estará no NE São João Bosco e CMEI Aprender Brincando.

O trabalho é coordenado pela dentista Franciane Aparecida Perera que aborda a ação da Secretaria de Saúde. “Neste momento de visitar as salas de aula realizamos palestra sobre os cuidados com a saúde bucal e também fizemos a avaliação individual da saúde bucal das crianças”, explica.

Franciane comenta que foi entregue aos alunos um bilhete endereçado aos pais. “ Solicitamos que os pais façam o agendamento de consulta odontológica para as crianças que apresentaram alteração na saúde bucal. Porém, para os demais alunos, os responsáveis também podem estar agendando uma consulta de acompanhamento e manutenção. Ressaltando, que a participação dos pais é essencial para o sucesso no tratamento odontológico e manutenção da saúde bucal das crianças”, comenta.

Importante

Conforme orientações repassadas, devido as alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, o setor de Odontologia da Secretaria de Saúde de Sul Brasil informa que os alunos não podem ser retirados do ambiente escolar para atendimento odontológico. Sendo assim, o atendimento de todos os escolares será integralmente de responsabilidade da família do mesmo. Desta forma, o agendamento deverá ser realizado na Unidade de Saúde Básica ou, pelo telefone 3367-0026. Crianças com idade menor a 12 anos não serão atendidas sem um responsável acompanhando.