Sul Brasil inova na Educação e implanta período integral no NE Paulo Freire

No Núcleo Escolar Paulo Freire, uma novidade está entusiasmando alunos, pais e equipe educacional: o início do período integral para os estudantes do 5º ano. A partir de agora, além das aulas regulares pela manhã, os alunos têm a oportunidade de almoçar na escola e participar de atividades diversificadas durante a tarde.

A nova etapa no NE Paulo Freire é recebida com entusiasmo por todos os envolvidos. Alunos, pais, professores e equipe estão comprometidos em proporcionar aos estudantes uma formação completa, fortalecendo ainda mais a educação no município.

A professora Marilene Pietro Biasi, uma das responsáveis pelas atividades do período integral, explica que haverá uma diversidade de práticas e experiências para os estudantes. “Trabalharemos oficinas de meio ambiente, saúde e sustentabilidade, arte, produção textual, leitura, escrita, interpretação e outras atividades como matemática, mudas de chás, classificação e secagem do chá para consumo, alimentação saudável, jogos, esporte, dança, informática, recuperação de aprendizagem, produção de mudas de flores, árvores, plantas ornamentais, reciclagem, teatro, poesia, entre outras atividades”, explica.

O diretor da escola, Igor Wickert, destaca que a implementação do período integral será realizada de forma gradativa, com o planejamento de ampliar uma turma por ano. “Teremos parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Epagri, nutricionista, professor de dança gauchesca, professora de informática e professora de biblioteca. Essa ação em conjunto envolve muitos profissionais e agora estamos buscando uma transição tranquila e eficiente, proporcionando aos alunos uma rotina enriquecedora de aprendizado e convivência”, afirma.

A secretária de Educação, Silvana Damo, explica. “Para que seja possível atender essa meta do Plano Municipal está sendo reelaborada a grade curricular e o Projeto Político Pedagógico das escolas, de acordo com a parte diversificada que será oferecido no contraturno. Quero, também em nome da coordenadora pedagógica Juleide, agradecer todos os envolvidos. Esse é um grande desafio por que demanda de estrutura, alimentação, materiais e outros profissionais da educação. Hoje temos uma equipe de Educação maravilhosa que todos estão preocupados e sempre desempenhando com carinho o bom aprendizado de nossos alunos”, destaca.

O prefeito Maurílio Ostroski, feliz com a iniciativa, ressalta que o período integral representa um salto significativo na qualidade da educação sulbrasilense. “O compromisso da administração municipal em investir na formação integral dos alunos, proporcionando-lhes oportunidades de desenvolvimento educacional”, finaliza.

#EducaçãoIntegral #EducaçãoDeQualidade #PeríodoIntegral #NúcleoEscolarPauloFreire #SulBrasil